Pesquisar este blog

30 de junho de 2010

Solicitação de isenção da taxa do Vestibular UESPI/2011 começa dia 28


A Pró-Reitoria de Extensão, Assuntos Estudantis e Comunitários (PREX) da Universidade Estadual do Piauí (UESPI) informa que, a partir do dia 28 de junho de 2010, está aberto o período de solicitação da isenção da taxa do Vestibular UESPI/2011. Os interessados poderão solicitar a isenção até às 12h do dia 9 de julho de 2010.
O formulário poderá ser obtido no endereço eletrônico http://www.nucepe.pi.gov.br ou nos Núcleos e Campi da UESPI. O candidato deverá comprovar a sua condição de carência socioeconômica, através da entrega da documentação exigida, e que concluiu ou está concluindo o Ensino Médio.
A relação dos contemplados será divulgada nos locais de solicitação da isenção e no site da UESPI até 31 de agosto de 2010.
Maiores informações no site da UESPI: www.uespi.br
fonte: uespi.br
Por: João Oliveira

28 de junho de 2010

Inscrições do ENEM até 09 de Julho

Prosseguem as inscrições do Enem 2010 para aqueles que pretendem estudar em uma instituição federal de ensino superior ou obter certificado do ensino médio. As inscrições estarão abertas até o dia 9 de julho no site do Exame Nacional do Ensino Médio 2010 INEP.
Os interessados  deverão efetuar suas inscrições via Internet no próprio site do Ministério da Educação (MEC) através do www.mec.gov.br .
A prova do Enem será realizada nos dias 6 e 7 de novembro e terá 180 questões de múltipla escolha e redação.

Não perca tempo, faça logo sua inscrição!!!!!

Com informações: anuncios google

Por João Oliveira

Cursinho Bolsa Família oferta 1 mês de Nivelamento aos alunos.


O cursinho pré-vestibular bolsa família, teve seu inicio, no dia 31 de maio de 2010, oferecendo 70 vagas aos beneficiários do programa, este ano o seu inicio foi diferenciado do ano anterior, tivemos primeiramente 80 horas de Nivelamento, 40h de português e 40h de matemática, por pensarmos que o cursinho recebe alunos em todos as categorias, pessoas que não estudam a muito tempo, outros que estão concluindo o ensino médio e fazem o cursinho paralelamente, o que torna a turma totalmente heterogênea,o nivelamento surge portanto para que todos possam avançar significativamente de forma igualitária.
O perido do nivelamento ocorreu de 31/05 a 25/06, quatro semanas para revisar conteúdos básicos, que seram utilizados em toda e qualquer outra disiciplina, em portugues, por exemplo os alunos estudaram conteudos como: fonologia, ortografia, classificação das palvras, bem como em matematica: as quatro operações, regra de 3 e outros, os professores Vera Batista e Mykael Carvalho, comungam da ideia de que o nivelamento é primordial em um inicio como este, na qual é construida uma base.

27 de junho de 2010

Bolsa Família garante lanche aos alunos do Cursinho.

O programa Bolsa Família, ao idealizar a realização de um cursinho popular destinado a pessoas assistidas pelo programa, pensou em todos os quesitos que contribuem para uma aprendizagem significativa, os pré-vestibulandos além de aulas ministradas por professores qualificados, fardamento e todo material didático ofertado gratuitamente, também contam com merenda de qualidade, distribuída em todos os dias letivo, essa iniciativa é uma forma de pensar no aluno em sua totalidade, alunos bem assistidos, aprendem melhor e a alimentação é um dos fatores que contribuem para isso, os alunos contam com um cardápio diferenciado, que inclui: caldo de carne, creme de galinha, sanduíche natural, dentre outros.
Anderson
É hora de lanchar, para recarregar as energias
Francisca, degustando caldo de carne.
A hora do lanche, também proporciona descontração.

Por: João Oliveira

26 de junho de 2010

Escolhendo entre Licenciatura, Bacharelado e Curso Tecnológico


O vestibular se aproxima e as dúvidas sobre qual curso escolher ainda persistem.
E mesmo sem saber, os vestibulandos acabam optando por um curso sem compreender em qual modalidade se enquadra. Existem três opções de graduação:
  1. Bacharelado
  2. Licenciatura
  3. Curso Tecnológico
Mas afinal, quais as semelhanças e diferenças entre eles?
A principal diferença, além do conteúdo, é o tempo que o aluno passa estudando: enquanto um bacharelado leva, em média, quatro anos para ser concluído, um curso tecnológico pode levar dois.

O bacharelado, segundo o MEC (Ministério da Educação), é o curso superior que “confere ao diplomado competências em determinado campo do saber para o exercício de atividade acadêmica ou profissional”. A licenciatura, por sua vez, prepara o estudante para dar aula como professor na educação básica. Os dois costumam dividir boa parte do currículo, mas quem prefere a licenciatura pode ter matérias específicas, mais focadas em aspectos pedagógicos. O tempo de curso, seja bacharelado ou licenciatura, depende de cada instituição de ensino superior, mas, em média, um bacharelado leva quatro anos –período que pode ser ligeiramente maior no segundo caso. Os dois fornecem diploma.

O curso tecnológico além do tempo reduzido, têm um objeto de estudo bastante específico. Por exemplo: não há um curso tecnológico de jornalismo, mas é possível encontrar um de fotografia. Como a carga de conteúdo é menor e mais centralizada, os estudos são mais focados. De acordo com o MEC, os cursos tecnológicos também conferem diploma aos concluintes. Como todo curso de graduação, é aberto a quem terminou o ensino médio (ou nível equivalente) e passou por algum processo seletivo.
  
O vestibular se aproxima...
Continue estudando 
Bons Estudos

(Com informações de UOL Vestibular)
Moysés Lopes

23 de junho de 2010

Adultos sem o diploma de Ensino Médio podem fazer o ENEM para obter certificação

Adultos que estejam interessados na certificação do ensino médio podem utilizar o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2010 para obtê-la. Para ter direito ao certificado, o "candidato" precisa atingir pontuação mínima de 400 em cada uma das quatro áreas de conhecimento e 500 na redação.

Os interessados em obter essa certificação precisam ter 18 anos completos na data de realização da primeira prova, dia 6 de novembro. O edital retificado, publicado na terça-feira (22), desobriga o candidato a ter frequentado a escola regular  ou educação de jovens e adultos. Cabe ao Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais) receber as inscrições dos candidatos, aplicar e corrigir as provas. A emissão do certificado é de competência das secretarias estaduais de educação.

As inscrições ao Enem de 2010 estão abertas até 9 de julho, exclusivamente pela internet. Ao fazer a inscrição, o candidato à certificação deve indicar o número do CPF e preencher o questionário socioeconômico. Os institutos federais de educação, ciência e tecnologia e os centros federais de educação tecnológica (Cefets) também podem fazer a certificação com base nos resultados do Enem. Assim, o candidato deve, no ato da inscrição, indicar a secretaria, instituto ou centro federal pelo qual pretende obter a certificação. Da ficha de inscrição consta a relação de instituições certificadoras que firmaram acordo de cooperação técnica com o Inep.

(Fonte: Uol Educação)

Moysés Lopes

18 de junho de 2010

10 dicas para escolher a carreira certa

(Fonte: http://veja.abril.com.br/especiais/jovens_2003/p_064.html)

Moysés Lopes

Como escolher a sua profissão

O vestibular se aproxima e muitos jovens ainda se sentem inseguros na hora de escolher a sua profissão. Aquela idéia do que você queria ser quando crescer não rolou. O vestibular pede a segunda opção de curso e você ainda nem sabe ao certo, qual será a primeira opção. 
Então, o que fazer??

Especialistas garantem que a insegurança diante da escolha profissional é um sintoma saudável e produtivo. Com vários caminhos abertos à sua frente, o indeciso tem maiores chances de escolher melhor do que quem apóia sua certeza em fantasias. Por isso, recomenda-se que essa fase da vida seja enfrentada com tranqüilidade pelos jovens e sua família. Uma forma de diminuir a pressão é saber que essa escolha profissional não é necessariamente definitiva. Novos caminhos vão surgir durante a faculdade, o mercado de trabalho pode exigir adaptações ou uma grande guinada na carreira. A mudança não significa fracasso nem frustração, mas sim a aceitação de desafios que a vida vai trazendo. Escolher uma profissão representa esboçar um projeto de vida, questionar valores, as habilidades, o que se gosta de fazer, a qualidade de vida que se pretende ter. E esse momento de reflexão pode render bem mais quando é compartilhado com a família.

Em meio a tantas opções, o estudante deve ficar atento a algumas armadilhas. A primeira delas é acreditar que cursar uma boa faculdade vai livrá-lo do desemprego e assegurar o sucesso profissional. Uma boa escola pode até abrir portas no início da carreira, mas vale lembrar que existem muitos profissionais em altos cargos nas empresas que não vieram de cursos de primeira linha. Para os especialistas em recursos humanos, o sucesso numa profissão depende de 30% de conhecimento e 70% de atitude. Da mesma forma, decidir-se por uma carreira apenas porque ela está em alta no mercado normalmente é o caminho mais rápido para o abandono de uma profissão. O cuidado deve ser redobrado em carreiras com um campo de atuação restrito e que não possibilitam ao estudante mudar facilmente de área de trabalho, como oceanografia, odontologia e telecomunicações. Ao mesmo tempo, o jovem que já se decidiu por uma carreira não deve desistir dela por causa do temor do desemprego – fantasma que ronda todas as profissões. "Quem faz a escolha certa tem mais autoconfiança, sobressai e chega ao sucesso", diz Renata Mello, do CIEE. 
(FONTE: http://veja.abril.com.br/especiais/jovens_2003/p_064.html)

Bons estudos...
Moysés Lopes

60 mil bolsas de estudo pelo PROUNI


Começa nesta terça-feira, 15, e prossegue até o próximo sábado, 19, o período de inscrições para o Programa Universidade para Todos (ProUni). Nesse processo seletivo, serão oferecidas 60.488 bolsas de estudo, sendo 39.113 bolsas integrais e 21.375 bolsas parciais – de 50% da mensalidade – em 1.255 instituições de ensino superior.

Podem concorrer às bolsas os candidatos que tenham realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2009 e alcançado no mínimo 400 pontos na média das cinco notas do exame (ciências da natureza e suas tecnologias; ciências humanas e suas tecnologias; linguagens, códigos e suas tecnologias; matemática e suas tecnologias, e redação).

A inscrição ocorrerá em etapa única, e será feita exclusivamente pela internet. A partir das inscrições, serão feitas seis chamadas subsequentes para convocação dos candidatos pré-selecionados. O candidato poderá escolher até três opções de curso e instituição. Para efetuar sua inscrição, o candidato deverá informar seu número de inscrição no Enem e seu CPF.O resultado com a relação dos candidatos pré-selecionados na primeira chamada será divulgado no dia 21. Esses estudantes deverão comprovar suas informações junto às instituições de ensino de 22 de junho a 2 de julho. Acabada essa fase, poderá haver mais cinco chamadas, caso ainda haja bolsas a serem distribuídas.

Podem se candidatar às bolsas integrais estudantes com renda familiar, por pessoa, de até um salário mínimo e meio. As bolsas parciais são destinadas a candidatos com renda familiar de até três salários mínimos por pessoa. Além de ter feito o Enem 2009, o candidato deve ter cursado todo o ensino médio em escola pública ou, em caso de escola particular, ter cursado na condição de bolsista integral.
(FONTE: http://www.mundovestibular.com.br/articles/9999/1/ProUni-da-inicio-a-selecao-para-60-mil-bolsas-de-estudo-no-vestibular-de-inverno/Paacutegina1.html)

Moysés Lopes

17 de junho de 2010

Conhecendo um pouco mais sobre Ensino a Distância (Ead)

Chegando próximo do vestibular, muitos candidatos ainda não decidiram que carreira seguir. E para complicar ainda mais, os atuais vestibulares (UESPI, por exemplo) ainda solicitam dos alunos que escolham entre o regime presencial (ou convencional) e ensino a distância (Ead).

Mas afinal, o que é Ensino a Distância?
Hoje temos a educação presencial e educação a distância (ou virtual). A presencial é a dos cursos regulares, em qualquer nível, onde professores e alunos se encontram sempre num local físico, chamado sala de aula. É o ensino convencional. A educação a distância pode ter ou não momentos presenciais, mas acontece fundamentalmente com professores e alunos separados fisicamente no espaço e ou no tempo, mas podendo estar juntos através de tecnologias de comunicação.


É ensino onde professores e alunos não estão normalmente juntos, fisicamente, mas podem estar conectados, interligados por tecnologias, principalmente as telemáticas, como a Internet. Mas também podem ser utilizados o correio, o rádio, a televisão, o vídeo, o CD-ROM, o telefone, o fax e tecnologias semelhantes. Poderemos ter professores externos compartilhando determinadas aulas, um professor de fora "entrando" com sua imagem e voz, na aula de outro professor.
(Fonte: http://www.eca.usp.br/prof/moran/dist.htm)

A Universidade Estadual do Piauí (UESPI) ofertou para Parnaíba-PI no ano de 2009, 54 vagas para a modalidade de Ensino a Distância. Veja no quadro abaixo:

  • Licenciatura Plena em Ciências Biológicas (18 vagas)
  • Licenciatura Plena em Letras/Espanhol (18 vagas)
  • Licenciatura Plena em Pedagogia (18 vagas)
Tá esperando o quê??
Fique esperto, o vestibular tá chegando! Não deixe para decidir na última hora.
Bons estudos...

Moysés Lopes

16 de junho de 2010

Obras Literárias PSIU 2010

1ª SÉRIE

Sermão da Sexagésima, Sermão pelo Bom Sucesso das Armas de Portugal contra as de Holanda e Sermão do Bom Ladrão – Pe. Antônio Vieira (Literatura Portuguesa)

Terreiro de Fazenda – Fontes Ibiapina (Literatura Piauiense)

Inocência – Visconde de Taunay (Literatura Brasileira – Romance)

Espumas Flutuantes – Castro Alves (Literatura Brasileira – Poesia)


2ª SÉRIE

· O Ateneu – Raul Pompéia (Literatura Brasileira – Romance)

· O Sentimento dum Ocidental - Cesário Verde2 (Literatura Portuguesa – Poesia)

· Um manicaca – Abdias Neves (Literatura Piauiense – Romance)

· Cante lá que eu canto cá – Patativa do Assaré (Literatura Brasileira – Poesia)


3ª SÉRIE

· Memorial do Convento – José Saramago (Literatura Portuguesa – Romance)

· Beira Rio Beira Vida – Assis Brasil (Literatura Piauiense – Romance)

· São Bernardo – Graciliano Ramos (Literatura Brasileira – Romance)

· Romanceiro da Inconfidência – Cecília Meireles (Literatura Brasileira – Poesia)

ENEM 2010: Inscrições começam dia 21/06

O Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2010 será realizado nos dias 6 e 7 de novembro

Inscrição do Enem 2010

Os interessados deverão se inscrever entre os dias 21 de junho até 9 de julho. As inscrições deverão ser realizadas exclusivamente pela internet, no site do MEC.

No momento da inscrição, é necessário informar o número de CPF (Cadastro de Pessoa Física). Se o candidato precisar de algum tipo de atendimento especial, como provas em braile para deficientes especiais ou horário especial de realização das provas - caso dos sabatistas -, as necessidades devem ser informadas no ato da inscrição.

É nessa etapa do processo também que o interessado deve fazer a opção da língua estrangeira a ser avaliada no Enem - pode ser inglês ou espanhol.

Segundo o Inep, a taxa de inscrição deve ser R$ 35.

Provas

As provas do Enem 2010 terão a mesma estrutura do ano passado. Serão 180 testes de múltipla escolha, elaborados com a tecnologia da TRI (Teoria de Resposta ao Item). É cobrada também a elaboração de uma redação.

As questões vão abranger as áreas de linguagens e códigos, ciências da natureza, matemática e ciências humanas. A novidade este ano serão as questões de língua estrangeira (inglês ou espanhol) na área de linguagens e códigos.

No primeiro dia do exame, um sábado, serão aplicadas as questões de ciências da natureza e ciências humanas. A prova começa às 13h e vai até as 17h30. No domingo, das 13h às 18h30, será a vez de matemática, linguagens e códigos e da redação.

(FONTE: http://vestibular.uol.com.br)

14 de junho de 2010

EXPERIÊNCIA COM MACACOS




"Não repitam por repetir e sim entendam o que estão fazendo"
Bons estudos!

Emanuella Sousa



Cursinho Bolsa Família tem início em Parnaíba


Dia 31 de maio, teve início as tão aguardadas aulas do Pré-Vestibular Bolsa Família, que este ano traz muitas novidades e expectativas de sucesso.

Os novos alunos foram recepcionados por parte da equipe que formam o preparatório deste ano, com uma aula inaugural, que teve por objetivo informar-los de todo o sistema de ensino preparado para atender-los.

O cursinho do Bolsa Familia, é constituído de uma parceria entre o Programa Bolsa Família, Prefeitura Municipal de Parnaíba,SEDESC e FUNADEPI.

As aulas funcionaram no Colégio CEMTI Polivalente, de segunda a sexta no turno noite e aos sábados no turno tarde, atendendo a uma clientela de 70 alunos.

Estiveram presentes na aula inaugural Patrícia Lages e Fábio Costa, ambos representantes do Programa Bolsa Família, Prof.Xavier Batista, Coordenador da FUNADEPI, além de professores e monitores, na ocasião os presentes puderam desfrutar de um coquitel e ao final os alunos receberam fardamento e material didático para darem inicio a uma jornada que começa agora e termina dias antes dos principais vestibulares do estado do PI.


Francisco João, Coordenador do Cursinho, ministrando a palestra de abertura, motivação e sucesso.

Alunos atentos a todas as informações passadas.


Patrícia Lages, Coordenadora do Programa Bolsa Família em Parnaíba.

Alunos recebendo todo o material didático e fardamento.




"A paciência é uma qualidade fugaz.
Queremos o que queremos quando queremos.
Felizmente, nossas vontades só são realizadas no momento certo.
Mas a espera nos da impressão de que nossas orações não foram ouvidas.
Precisamos acreditar que a resposta virá na hora certa.
Já pensou como nossas vidas seriam diferentes hoje se os pedidos de semanas, meses, anos atrás tivessem sido atendidos na mesma hora?
Cada um de nós percorre um caminho único, com lições especiais.
Assim como um bebê precisa engatinhar antes de andar, nós temos de ir devagar, dando os passos certos rumo ao crescimento.
A frustração só existe porque nosso relógio funciona num tempo diferente do de Deus.
Mas podemos ter a certeza de que nossas orações serão atendidas algum dia, em algum lugar, e para o nosso bem."


Galera, essa postagem de hoje foi pra mostrar pra vocês que a vitória chega na hora que tem que ser, e eu creio que ela virá esse ano, com a aprovação de vocês no vestibular! Mas pra que tudo dê certo vocês precisam fazer por onde, ou seja, estudar e se esforçar pra que todo investimento que estão fazendo possa trazer resultados positivos. Mas como diz o pequeno texto acima, tudo tem seu tempo, logo, não se afoitem para querer logo chegar ao fim, pois até lá muitas coisas ainda estam por acontecer.

Pois isso, uma dica: Sejam curiosos, sejam ousados, tenham sede de conhecimento e tenham garra, pois os grandes gênios da história só se tornaram gênios porque foram em busca do objetivos deles, tentando, sem nunca desistir, como exemplo posso citar Isaac Newton, que para criar a lâmpada que usamos hoje foram mais de mil tentativas e uma vez lhe perguntaram porque ele não desistia de tentar, dai ele respondeu que essas mil falhas só haviam mostrado a ele mil formas erradas de se inventar a lâmpada, então estaria próximo de descobrir.

Pensem, esse caso de Newton serve como reflexão pra vocês, pois caso achem que estudam, estudam e estudam e não dá em nada, é porque algo tá errado e quanto mais rápido descobrirem o porque do erro a conquista estará bem mais próxima, porque todos vocês são capazes, só precisam encontrarem o jeito certo de investir o tempo e o estudo de vocês! O Cursinho Pré-Vestibular do Bolsa Família vai ajudar vocês a encontrar esse jeitinho!!! Boa semana e bons estudos. Abraço!


Emanuella Sousa